Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS E CURIOSIDADES / 15 CURIOSIDADES SOBRE PINTORES CLÁSSICOS

15 CURIOSIDADES SOBRE PINTORES CLÁSSICOS

Cada artista tem uma pincelada original, mas também um pouco de mistério e até esquisitices. Os pintores mais famosos do mundo mostram que também são humanos e cheios de manias diferentes! Confira.

Ticiano

Jamais pinte uma mulher velha, sejam quais forem as circunstâncias, pregava o artista Ticiano. Mas ele mesmo foi obrigado a quebrar essa regra quando a duquesa de Urbino pediu ao marido que o contratasse para pintá-la despida. Um amigo de Ticiano sugeriu que ele chamasse a moça mais atraente do bordel para posar e pintasse o seu corpo. A cabeça do retrato seria da duquesa, com alguns retoques. Ao ver o quadro pronto, a duquesa ficou maravilhada. Ainda mais porque a obra recebeu o nome de A Vênus de Urbino. O duque de Urbino também não se conteve diante do quadro e exclamou: Se eu pudesse ter o corpo dessa moça, mesmo com a cabeça de minha mulher, seria um homem muito mais feliz!




Vincent Van Gogh

Vicent van Gogh produziu cerca de 800 telas, em um período de apenas 8 anos como pintor. No final de sua vida, o artista teve uma produção intensa: chegou a pintar quase um quadro por dia. Ele só vendeu um quadro em vida – “O Vinhedo Vermelho” – por 400 francos, apenas 4 meses antes de sua morte.




Edvard Munch

Cientistas da Universidade do Texas (EUA) descobriram, com a ajuda de computadores e muita pesquisa histórica, o motivo do “grito” no quadro de Munch. Segundo os pesquisadores, o pânico, que fica bem claro na pintura, foi sentido pelo artista em 26 de agosto de 1883. Naquele dia, um grande tsunami tirou do mapa a ilha vulcânica de Krakatoa, em Java, na Indonésia. De acordo com relatos da época, a explosão de lava vulcânica colidindo com imensas ondas pôde ser vista em várias partes do mundo. O pintor, que passeava com amigos na zona portuária de Oslo, afirmou nunca ter visto um crepúsculo como aquele. “De repente, tudo ficou vermelho e uma profunda melancolia e tensão se apossou de mim. Meus amigos foram embora e eu fiquei só, trêmulo e ansioso, como se tivesse ouvido um grito cortante e interminável atravessando a natureza”, anotou Edward em seu diário.

Sandro Botticelli

Alessandro di Mariano do Vanni Filipepi era o nome verdadeiro do pintor italiano Sandro Botticelli. Ele ganhou esse apelido porque era gordinho. Botticella em italiano quer dizer pequeno barril.

Francisco de Goya
Pintar uma mulher nua era algo raro na Espanha da Inquisição. Mas Goya não se intimidou. Pintou La maja despida e disfarçou fazendo também La maja vestida, quadro que ele pendurava sobre o primeiro. As duas obras estão hoje no Museu do Prado, em Madri. Acredita-se que a modelo tenha sido Pilar Teresa Cayetana, a duquesa de Alba, amante do pintor, pois os quadros pertenciam à sua coleção.

Claude Monet

O pintor francês Claude Monet prestou serviço militar na África. Ele gostava tanto de pintar a água e seus reflexos que chegou a montar um estúdio flutuante. Guardava seu material de pintura e desenho num barco e saía navegando num rio para pintar.




 

Sobre teusitefacil